sexta-feira, 11 de maio de 2012

O lixo emocional

Ei pessoa! Beleza ou não beleza? Firme na rocha?
Coração: Eis aí um bom assunto a se tratar nessa postagem! Não, você não irá ler uma postagem sobre anatomia humana. Pode ficar tranquilo, porque átrios, ventrículos, artérias e veias ficaram de fora dessa postagem! Falarei do coração no sentido simbólico, cabeça!
 Assunto definido, e vamos ao que interessa!

"Se por preguiça você deixar de consertar o telhado de sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá." 
(Ec 10;11)


Talves o coração de uma pessoa seja um dos lugares mais misteriosos que possam haver no universo. Cheios de sentimentos e desejos inexploráveis por mas ninguém a não ser ela mesma e Deus. Um exemplo que eu costumo usar a respeito do que é o coração, é este: O nosso coração é como uma casa, onde cabe a nós deixá-la organizada, cheirosa e limpa! Também posso usar como exemplo um fato que ocorreu comigo no decorrer da semana passada: as rodinhas que fazem as gavetas da instante do meu quarto se movimentarem, estavam tortas. Sempre que eu as puxava pra pegar um livro, ou qualquer outro objeto, ela emperrava ou caía pro lado. Logo percebi que havia muito peso na instante, e que para ela voltar ao normal, teria que tirar algumas coisinhas de dentro dela. "Ok, vamos ao serviço! Vejamos...Esses dois livros daqui eu colo em outro lugar; essa papelada desnecessária vai pro lixo junto com esses cd's ruins, [...]" Depois de ter que tirar uns cinco quilos -sem exagero-, coloquei todas as gavetas em seus devidos lugares e organizei tudo dentro dela mais uma vez. Problema resolvido? QUE NADA! Logo, no outro dia, noto que o problema persistia, e que teria que fazer a bendita faxina na instante novamente.Enrolei uns dois ou três dias pro serviço -maior preguiça cansaço eu estava!-, lá vou eu novamente em minha jornada! Limpa, tira os pesos em excesso e organiza tudo! Mesmo tendo me cansado um pouco, valeu a pena. Certamente se a preguiça tivesse tomado conta de mim, a instante quebraria e o prejuizo chegaria acompnahado.

Se não tirarmos todo o lixo que o está de dentro do nosso coração, e organizar o nosso coração diariamente, ele acabará caindo e ficando imundo.

-Que lixos são estes, Ellysson?

A raiva, o rancor, a tristeza, a angustia, a ansiedade, a preocupação, as ciumeras, a inveja, a luxúria, entre outros! Quando você guarda qualquer destes sentimentos dentro de si, e o negligência acumulando e acumulando, uma hora o odor do lixo irá penetrar em suas narinas, e indubitavelmente, será impossível ignora-los!

-Ellysson, eu não tô entendendo muito. Me explica melhor?

Certos fatos que ocorrem em nossas vidas, podem nos deixar sequelas emocionais graves. Tais fatos podem nos proporcionar a seguinte equação: (desespero+medo)Xfrustração². E depois pode ser que venha a acontecer várias e várias as coisas diariamente que nos esfaquiem emocionalmente. Se você está passando por isso, sabe que o trio de amigos Estresse, Rancor e Decepção começam a nos acompanhar onde quer que nós varmos.Compramos uma máscara de sorriso, e colocamos em nossos rostos. Andamos com ela como se tudo estivesse normal, porém só nós e Deus sabemos o furacão que está acontecendo dentro de nós. Não entregamos nosso fardo a Deus, por acharmos que vamos nos superar sozinhos, porém quando menos percebemos, há simplesmente um "Lixão" emocional dentro de nós. Todos aqueles acontecimentos que nos fizeram mal começaram a "conroer" o telhado do nosso coração, e nós nem nos lenvantamos para irmos até o nosso Pai, e pedirmos para ele dar um "recalque" no telhado.
Pensamos que seria tolice ir até o Criador das estrelas, e pedirmos para ele consertar um simples coração mortal. Porém quando chegamos a  Deus e confessamos que tudo dentro do nosso coração está daquele jeito simplesmente porque estamos tristes por não termos o nosso amor conrrespondido pela pessoa que tanto gostamos, ou que estamos furiosos com a pessoa X por causa do Y motivo, e que tudo isso foi se juntando dentro de nosso peito, e que agora nosso coração já está desmoronado, e que nós queremos ter um coração arquitetado por Ele, Deus entra rapidamente dentro do nosso coração, e começa a fazer o trabalho o mais rápido possível! . O seu coração pode estar completamente inflamado nesse momento, tão cheio de rebeldia, raiva, incompreensão, tristeza e tudo mais! Você pode estar tão cheio, ao ponto de já ter vomitado tudo isso de uma forma catástrófica. Você já pode ter chorado rios de lágrimas sozinho dentro de seu quarto, por causa dessa sua tristeza que está te sufocando tanto, mas saiba que a única solução é você permitir que Jesus cure e liberte você do "Lixo Emocional". Ele recicla todo o lixo, transformando a tristeza em alegria, o desespero em paz, o medo em coragem e o rancor em perdão. Seu coração vai ficar supimpa!
Que sejamos igual a Cristo ao ponto do nosso coração ser como o d'Ele! Que nós venhamos a ter um coração puro, alegre, pacífico, compreensível e amável!

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável."(Sl 51;10)

Ellysson Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...