domingo, 30 de setembro de 2012

As sementes de baobá


“De fato, no planeta do pequeno príncipe havia, como em todos os outros planetas, ervas boas e más. Consequentemente, sementes boas, de ervas boas; sementes más de ervas más[...] Mas quando percebemos que se trata de uma planta ruim, é preciso que a arranquemos imediatamente.”

(O Pequeno Príncipe)



Olá pessoa! Beleza ou não beleza? Tudo firme na rocha?
Confesso que o livro “O Pequeno Príncipe” está na lista dos meus favoritos, além estar em um lugar de honra na minha prateleira de livros.  A pureza, a simplicidade e a mensagem que o livro trás, são, simplesmente, incríveis.  Até chorei no final do livro. Porém, o meu intuito com essa postagem não é fazer uma espécie de “clube do livro”, mas sim repassar para vocês o que Deus falou comigo enquanto lia essa passagem. Sim, isso mesmo. Através de um livro “infantil” –que de infantil não tem nada- Deus falou grandemente comigo.

Como?

Bem, quem tinha me dado um “toque” sobre essa passagem do livro, já há um bom tempo, foi minha irmã. Porém, não cheguei a me aprofundar sobre a passagem naquele momento...  Até uns dias atrás. Tirei o livro da prateleira e comecei a relê-lo. Tentei ir mais além do que estava escrito. Tentei achar um significado mais a fundo para o que seriam as “ervas”, os tais “planetas” e as benditas “sementes” e, dessa maneira, trazer para o lado cristão da coisa. Até que Deus me deu direção e me falou bastante.  O que aprendi me ajudou tanto na minha caminhada cristã, que irei compartilhar com vocês agora.

Vamos lá!

Vamos imaginar que cada um de nós é um planeta com toda a sua biosfera e tudo mais.  E em tal biosfera, há dois tipos de solo. O solo que dá flores e frutos perfeitos, porém requer muito zelo e vigilância em seu plantio. Esse é o solo do Espírito.

 E o segundo solo, que dá flores venenosas e frutos amargos, mas é bem mais fácil de ser cuidado. Não requer zelo e, muito menos, vigilância. E esse é o solo da natureza humana.

 Mas para que qualquer solo dê frutos, sejam eles bons ou ruins, há de haver sementes para serem germinadas. Sementes apropriadas para cada um dos dois tipos de solos. Ou seja, sementes diferenciadas entre si.  A semente “X” para o solo x, e a semente “Y” para o solo y.

Muitos, por saberem que é mais fácil plantar no segundo solo – o solo da natureza humana- acabam optando por escolherem de modo errante suas sementes e acabam plantando-as.
Quais as sementes do solo da natureza humana? Desinteresse completo pela leitura bíblica, não querer ouvir a voz de Deus, se deixar levar pelas tentações, não orar, não jejuar, não vigiar, entre outros.
E o que essas sementes produzem? Bem, a biblia nos responde claramente com os seguintes versículos:

“ As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essa. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”
(Gl 5;19-21)

Não pense que plantando sementes de uvas, você colherá maracujás. Traduzindo: não pense que vivendo o famoso “vida leva eu” mundano, você colherá está “bem na fita” com Deus. (Lc 6;43-45)

A semente da natureza humana pode acabar germinando em nossos corações, criando raízes para logo depois gerar frutos. Podemos até ficar “viciados” no fruto chamado pecado, e não conseguindo mais largar dele. E caso chegue a essa situação, apenas JESUS para arrancar pela raiz todo o pecado impregnado em nossos corações.  
 É exatamente como está escrito no livro do príncipe “[...] é preciso que arranquemos imediatamente.”  

Se você ler o livro, verá que tais sementes citadas no livro são sementes de baobá, que medem cerca de 5 a 25 metros de altura -podendo chegar até 30-, e, no livro, cresciam com alta facilidade no planeta do Pequeno Príncipe.

E o que eu acho interessante nisso tudo é que o pecado é exatamente como os baobás. Cresce com facilidade e se expande de forma exorbitante. Basta apenas uma pequena falta de vigilância para que todo o planeta fique infestado de plantas e árvores desagradáveis.

Tá conseguindo entender a mensagem, né campeão?
  
 FIQUE SEMPRE EM VIGILÂNCIA PARA QUE NENHUMA SEMENTE RUIM GERMINE E DÊ FRUTOS EM SEU CORAÇÃO.

E também lembre-se:
Nunca se conforme de modo algum com o pecado em sua vida! Não pense que ele não irá te trazer nem um grande mal e que você poderá conviver com ele diariamente, que não lhe trará nenhum problema. Caso perceba que há qualquer sinal de sementes malígnas germinadas em seu coração e você não as quer lá, arranque-as! Caso perceba que você não consegue parar de se alimentar dos frutos frutos produzidos pelas sementes -fruto chamado pecado- mesmo você já esteja sentindo ânsia de vômito,  clame a Deus e peça ajuda a Ele.  Ele com certeza está disposto a te tirar dessa.


Plantar as sementes do pecado, é algo tentador.  E se alimentar dos frutos dela, torna-se um vício.

-Um vício mortal- 

E sempre tenha como lembrete em sua mente para não plantar no solo da natureza humana a seguinte passagem:

“Se plantar no terreno da natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.”
(Gl 6;8)

Vida longa e próspera,
Ellysson Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...