sábado, 29 de setembro de 2012

Ser segundo o coração de Deus

   Na Bíblia há alguns exemplos de pessoas que viveram segundo a vontade de Deus. As histórias destas pessoas não foram escritas para ficar lá de enfeite, e sim para serem seguidas como exemplos. Na postagem de hoje, utilizarei o exemplo de Davi.

   Você conhece ou se lembra da história de Davi? Bom, Davi era o caçula dos oito filhos de Jessé. Ele tomava conta das ovelhas de sua família. Certo dia, Deus ordenou a Samuel a ir até a casa de Jessé, à procura de um ungido do Senhor (I Sm 16:1). Ao chegar lá, Samuel viu todos os sete irmãos de Davi e, por serem altos e formosos, pensou que algum deles era o ungido do Senhor, mas o próprio Senhor disse para ele não se impressionar com a aparência deles, pois Ele não julga como as pessoas julgam (I Sm 16:7). Deus viu no coração de Davi - moço pequeno e magro - algo diferente, algo que seus outros irmãos não tinham, e por isso Ele o ungiu para ser o próximo rei de Israel. 

   Contudo, não pense que a vida de Davi ficou fácil depois deste dia. O Rei Saul tentou matá-lo várias vezes, como podemos observar em diversas passagens na Bíblia (I Samuel: capítulos 18 a 20). Davi tinha a unção de Deus, e Saul constantemente queria destruí-lo por sentir inveja, pois, após ser ungido rei ele fez tudo ao contrário do que Deus queria e por isso foi rejeitado como rei (I Sm 15:10-11). Davi teve duas chances de matar Saul e acabar de uma vez por todas com essa grande confusão causada por Saul, mas por sua temência e obediência ao Senhor, não o fez. 

               "Saul chegou a uma caverna junto de alguns currais de ovelhas, perto da estrada, e entrou ali para satisfazer as suas necessidades. Aconteceu que Davi e os seus homens estavam escondidos mais no fundo da caverna. Então eles disseram a Davi: 
               - Esta é a sua oportunidade! O Senhor Deus disse que lhe entregaria o seu inimigo e que você poderia fazer com ele o que quisesse.
Então Davi se arrastou de mansinho até onde estava Saul e cortou um pedaço da capa dele, sem que ele percebesse. Mas aí a consciência de Davi começou a doer porque ele havia cortado um pedaço da roupa de Saul. Então disse aos seus homens: 
               - O Senhor Deus me livre de fazer algum mal ao meu senhor, que ele escolheu como rei! Eu não devo atacá-lo de jeito nenhum porque ele é o rei escolhido pelo Senhor."
                                                                     (I Samuel 24:3-6)
 

Imagine-se no lugar de Davi. Você teria feito o mesmo? Teria deixado seus desejos de lado para agir conforme a vontade do Pai? Teria orado antes e pedido a direção de Deus? Reflita.

  
               "Depois que tirou Saul, Deus pôs Davi como rei e disse isso a respeito dele: 'Encontrei em Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade.' " (Atos 13:22)

         "E Davi ia ficando cada vez mais forte porque o Senhor, o Deus todo-Poderoso, estava com ele."
                                                                      (II Samuel 5:10)


Você quer ser grandemente usado na obra de Deus? Primeiro quebrante-se e procure ter um coração igual ao do Mestre. "Mas como eu faço conseguir isso?" - muitos podem se perguntar. Como resposta, deixo-lhes dois versículos e um comentário:

             "Jesus respondeu: 'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.' " (Mateus 22:37) 


   Com tantos meios de distração, é muito fácil perder o foco. Vigie, tome cuidado com o tempo que você gasta se distraindo com coisas fúteis, mantenha a mente ocupada com coisas que edificam a alma. Não dê mais importância a tais momentos do que ao Pai celestial. Você é separado. Não tem como amar a Deus com toda sua mente se sua mente não está focada nele, se você pensa em qualquer outro assunto menos na Palavra! Dedicar um pouco do nosso tempo ao Criador para estar mais perto do mesmo e  conhecê-lo melhor é o mínimo que podemos fazer, e só assim nosso coração será semelhante ao dele.

              "Tornai-vos, portanto, imitadores de Deus como filhos amados, e andai em amor, assim como Cristo também vos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus em odor de suavidade." (Efésios 5:1-2)


Paz,
Joyce Geber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...